Prevenção


A prevenção visa à adoção de uma atitude responsável com relação ao uso de psicotrópicos. Isto equivale dizer que a prevenção ao uso indevido de drogas é uma intervenção cujo objetivo é evitar o estabelecimento de uma relação destrutiva de um indivíduo com uma droga, levando-se em consideração as circunstâncias em que ocorre o uso, com que finalidade e qual o tipo de relação que o sujeito mantém com a substância, seja ela lícita ou ilícita.

A prevenção pode ser dividida em três níveis e cada nível possui a sua particularidade:

A prevenção primária, que nós consideramos a mais importante, tem como objetivo evitar ou retardar a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto às pessoas que ainda não experimentaram, ou jovens e adolescentes que estão na idade em que costumeiramente se inicia o uso. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida.

Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade.

Uma boa parte dos nossos jovens vive um momento de grande ociosidade e esta ociosidade é consequência da falta de oportunidade e ocupação nas horas vagas. São jovens e adolescentes na sua maioria sem condições financeiras para investir em atividades que venham a distanciá-los da violência e das drogas. Diante deste fato defendemos o projeto da Escola Integral, ou seja, a escola precisa se modernizar para suprir esta necessidade social.

A prevenção secundária tem como objetivo atingir as pessoas que infelizmente já experimentaram e que fazem um uso ocasional de drogas. O objetivo da prevenção secundária é de evitar que o uso se torne frequente, com possível evolução para dependência. Na prevenção secundária a Casa de Recuperação Caverna de Adulão está procurando parcerias com escolas e outras instituições públicas e privadas para orientar e trabalhar este problema de forma preventiva a fim de evitar danos maiores à vida.

A prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Neste nível defendemos a internação, pois o individuo já não tem mais o controle da sua vida. A Casa de Recuperação Caverna de Adulão está preparado para trabalhar esta questão e auxiliar o individuo a restaurar os seus valores e principalmente o controle da sua vida.  Queremos deixar bem claro que não substituímos a droga ilícita por “remédio” e sim, usando a oração, a palavra de Deus e terapias ocupacionais procuramos reeducar o indivíduo e estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Casa de Recuperação Caverna de Adulão
Agência: 2094 - Conta: 17213-8 - Banco Bradesco
Fone: (61) 84952168