Tratamento


Antes de mais nada, tenha uma certeza: não existem métodos miraculosos no tratamento da dependência química. Os modismos que existem nesta área são normalmente tratados de maneira sensacionalista, prometendo soluções rápidas e eficazes como se os seres humanos tivessem saído de uma mesma linha de montagem.

Vale destacar o pensamento do Dr. Dartiu Xavier da Silveira Filho, psiquiatra, consultor científico em farmacodependência da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando diz que "a toxicomania é um fenômeno polimórfico". "Cada estratégia de tratamento tem de ser personalizada", conclui. Basicamente, existem três tipos de tratamento para dependentes de drogas: grupos de auto-ajuda, terapias psicológicas e internação. Podem ser aplicados separadamente ou em conjunto, variando de caso a caso.

Como o Programa da Casa de Recuperação Caverna de Adulão visa à abstinência total de qualquer consumo de drogas e outros comportamentos, os alunos são objeto de uma abordagem centrada no indivíduo, considerando-o como um todo.

Trata-se de uma intervenção terapêutica em diferentes vertentes: física, psicológica, social e espiritual. Logo, o Programa compreende o envolvimento do aluno em várias atividades laborais, acadêmicas, psicossociais, lúdicas e espirituais. Usamos terapia ocupacional e espiritual, com relevância não só ao indivíduo, mas principalmente envolvendo a sua família com o propósito de reorientar a vida do recuperando e os valores morais e espirituais, restabelecendo assim os conceitos e valores sociais.

O objetivo é proporcionar aos residentes a aquisição de conhecimentos técnicos, profissionais, sociais e outras competências que, por sua vez, o ajudarão na inibição dos consumos, assim como facilitarão a sua integração sócio-profissional na sociedade.

Este programa de reabilitação na comunidade tem duração mínima de 10 meses, que é dividida em etapas.

Ao chegar a Caverna de Adulão o dependente químico é estimulado, direcionado e motivado a aceitar o desafio da transformação. Este momento é fundamental, pois o indivíduo é livre para escolher se aceita ou não o tratamento.

Aceitando nossa ajuda o aluno estará dando o primeiro passo para a mudança. Agora ele será reeducado e estimulado a desenvolver novos hábitos. Neste momento ele começará o seu tratamento usando nossa principal e única medicação: a palavra de Deus e muita oração.

Se afastar das drogas não é muito difícil, mas ficar afastado não é fácil. Diante desta constatação nosso programa procura preparar o indivíduo para uma vida secular, ou seja, fora da Caverna. Este é o momento em que o aluno entra em um processo de busca do saber (aprendizado) onde, e em cada situação ele aprende algo novo e é estimulado e orientado a viver aquilo que tem aprendido. Ele aprendera a importância da convivência com outras pessoas e a desenvolver atitudes saudáveis. O aluno aprenderá também a encarar a sua realidade sócio-econômica procurando transformá-la. Procuramos prepará-lo para ser um Valente de Deus e nunca fugir da realidade com uso de drogas.

Chega o grande momento onde passamos a avaliar o desenvolvimento do aluno no nosso programa de reabilitação e de avaliar se o interno alcançou estabilidade emocional, social, espiritual e consequentemente obtendo a necessária independência para retornar ao convívio da sociedade. É um estagio com menos regras para que o interno desenvolva seu potencial individual.

Agora o interno passa a andar sem a proteção dos obreiros e isto significa que o aluno tomara certas decisões que concederão a ele a oportunidade de aplicar o que aprendeu no dia a dia. Acompanhamento técnico-profissional coordenado por teólogos, pastores, e professores com vasta experiência nos diversos tipos de adição, tanto em álcool como em outras drogas.


Casa de Recuperação Caverna de Adulão
Agência: 2094 - Conta: 17213-8 - Banco Bradesco
Fone: (61) 84952168